Tecnologia e colaborativismo: conexões que transformam ideias em ações

 

Dom Quixote é um personagem da literatura que ficou conhecido por enfrentar, sozinho e contra todas as probabilidades, os gigantes que enxergara em moinhos de vento. Mudar a sua realidade, a do mundo, do seu país, do seu estado, da sua cidade, do seu bairro ou da rua em que você mora não precisa ser uma missão solitária. Por mais que tentar fazer algo diferente e nadar contra a corrente pareça quixotesco demais, é importante lembrar de uma frase que aparece no próprio livro do escritor espanhol Miguel de Cervantes. “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade”.

Nos dias de hoje, ferramentas como a tecnologia e as redes sociais facilitam a nossa chance de imaginar, empreender e concretizar coletivamente. Quem sonha daqui tem a chance de conversar com quem idealiza de lá. Quem está longe chega junto com não mais que alguns cliques. E tarefas gigantescas, como resistir e enfrentar verdades já estabelecidas, podem ser superadas com esforço e participação conjunta. Um exemplo prático disso é o crowdfunding – em bom português, financiamento coletivo.

O pequeno produtor ou inventor pode ter dificuldade de implementar uma ideia em um mercado cheio de indústrias gigantescas. Mas com uma boa ideia e o apoio de várias pessoas dispostas a contribuir com pequenas quantias de dinheiro, é possível viabilizar projetos que antes pareciam destinados a não sair do papel. Essa mesma lógica de resistência e criatividade, que se aplica à criação de novos produtos, também pode ser percebida na construção coletiva de conhecimento (como acontece na Wikipédia); na organização de espaços coletivos de trabalho e convivência – como os coworkings horizontais, em que se compartilha abertamente custos e recursos; na viabilização de shows muito aguardados, na transformação de espaços públicos por quem usufrui dele e até na produção cultural. Sites como o Hit Record unem músicos, roteiristas, diretores, atores e criativos ao redor do mundo, enquanto os avanços tecnológicos permitem que qualquer um com um smartphone conte sua história.
Nós não estamos sozinhos. Estávamos separados e, com o apoio da tecnologia, começamos a nos conectar.

É sobre esse tema que vamos conversar por meio de workshops, palestras e debates com especialistas no dia 01 de fevereiro na Campus Party – o maior evento de internet do mundo.

Confira a programação do dia 01/02 e visite o TNT LAB.
Workshop 11:00 – 12:30 | Catarse – financie seu projeto numa plataforma de financiamento coletivo
Empreendedorismo e Resistência 14:00 – 15:00 | Mola Structural KIT / Paraisópolis Digital
Debate 15:30 – 17:00 | Cinema Resistência
Palestra 17:30 – 18:15 | Dinho – Universidade Correria
Celebração 19:00 – 20:00 | Retrigger
20:00 – 21:00 | Erica Alves

 

  • TNT Energy Drink

COMPARTILHE

Comentários

Para fazer um comentário você precisa estar logado.
Login