Sua moda é seu voto O TNT Lab ocupou o São Paulo Fashion Week e lembrou: a indústria de moda é a segunda mais poluente do mundo

 

Resistência é trazer para o São Paulo Fashion Week quatro mulheres que estão trabalhando duro para que a moda seja justa, limpa e sustentável. No terceiro dia de evento, o lounge do TNT Lab, projeto do TNT Energy Drink, levantou a discussão sobre consumo consciente e sustentabilidade. Marina de Luca, cofundadora da plataforma Moda Limpa, que reúne numa agenda colaborativa fornecedores sustentáveis, mediou o debate. “As pessoas acham que votam apenas de quatro em quatro anos, mas comprar um produto é dar um voto para uma marca, um fabricante”, disse.

Marina lembrou em bom tom que a indústria fashion é a segunda mais poluente do mundo, perdendo apenas para a do petróleo. Poderia ter sido constrangedor falar nesses termos dentro da Bienal em festa fashion, mas foi apenas esclarecedor. Mostrando que é possível fazer moda de outra maneira, Claudia Kievel, idealizadora do Jardim Secreto, feira que reúne mais de 180 produtores sustentáveis e com mão de obra brasileira, ponderou que não vamos mudar o capitalismo do dia pra noite, mas apontou que o despertar de consciência já começou. “A gente precisa saber de onde vem a roupa e também tudo que consumimos”, enfatiza. Mariana Bonfanti, cocriadora da Joeur Couture, contou como sua marca, além de ter uma cadeia de produção justa, faz sua parte traduzindo para os consumidores o que existe por trás de uma camiseta que custa R$ 10 em redes de fast fashion. “Precisamos bater na tecla de que incentivar o consumo não pensado é muito preocupante.” Mariana Iacia contou como levou seu estilo de vida vegano para dentro do trabalho. Criou a Svetlana, marca que há seis anos desbrava a moda vegana no Rio de Janeiro. A loja acabou virando um centro de encontro de práticas sustentáveis. Ela comenta: “Ter esse debate dentro de um dos eventos de moda mais importantes do Brasil mostra que estamos avançando e que a discussão pode acontecer de uma maneira amistosa”.

Quem fechou a noite do lounge foi o DJ KLJ, do Racionais MC´s, que esteve pela primeira vez na SPFW. KLJ não usa produtos de origem animal e disse: “Já deixei de comprar tênis sensacionais porque tinham couro. Ser vegano é ser ativista acima de tudo”, disse, antes de assumir as pickups e colocar todo mundo pra dançar.

Pode vir, vai ter conscientização e resistência no São Paulo Fashion Week.

  • TNT Energy Drink

COMPARTILHE

Comentários

Para fazer um comentário você precisa estar logado.
Login